sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Acarajé ou Temaki?
por Adriano Taquari


A cultura japonesa por si só já invadiu Salvador a terra do acarajé, é comum em cada esquina da cidade você se deparar com uma temakeria, vide que antes as esquinas da Bahia eram ponto certo de uma tradicional baiana com seu tabuleiro.

Como se não bastasse tamanha invasão japonesa, os restaurantes vem dotados de cultura, os nomes já são um grande chamariz, yakisoba, yoko, takê, sukiyaki, tudo que tem k e y, codificamos e traduzimos que ali, mesmo que não adentramos no estabelecimento é mais um ponto para se comer temaki, sem contar naquelas gravuras que fazem nas paredes, seja de uma carpa ou de um dragão para reforçar a imagem e com isso mais uma identificação e comprovação que a cada esquina não se surge uma nova baiana com seu tradicional tabuleiro e sim um novo e imponente restaurante de comida japonesa.

Até que o temaki é gostoso assemalhado aqueles vários molhos que o acompanham. Mas ainda sim eu prefiro acarajé. E por que não escolher os dois? A resposta é simples. É moda, e todos agora só te convidam para um rodízio de temaki. É elegante, você sair e ao invés de dizer que vai na esquina comer um acarajé, você dizer vou ali comer um temaki. É no mínimo viver de modinha, pois o que tá na moda vem e passa.

É por isso eu prefiro acarajé. Não é moda, e sim reforçar a nossa culinária. Não é elegante, por que não sei quem tem pose para se melar de azeite. É no mínimo viver de realidade, pois o que é de nossa cultura, por mais que outras sejam adotadas, o que é nosso ninguém vos tira.
A cultura japonesa conseguiu impor em nossa cultura um outro jeito de comer, é promoção de segunda a segunda sabe de que? De temaki. E como se não bastasse espalharam em placas de outdoor Temaki Delivery, continuam insatisfeitos e continuam inaugurando outros novos restaurantes na minha visão até chics nesta cidade de Salvador. E o povo que nem sabe se prefere acarajé ou temaki onde estão?

Estão nas ruas com camisetas com símbolo japonês que nem eles mesmos sabem o que significam, compram o aparelho eletro-eletrônico e nem sabem usar aquelas infinitas opções de funcionamento. Mas ainda sim em Salvador a moda japonesa passa longe quando o assunto é o que vestir e o qual aparelho comprar, mais quando o assunto é o que escolher para comer, gera um conflito entre acarajé e temaki e você o que vai escolher na próxima esquina?

Acarajé ou Temaki?

*artigo escrito para disciplina de Informática Aplicada - referente visita feita na feira da cultura japonesa em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário